O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Nas últimas décadas, o Brasil assiste a uma proliferação na abertura dos cursos de medicina, acendendo um alerta na comunidade científica. Partindo desse cenário, Isabela Moya, repórter do jornal o Estado de S.Paulo, traz para o centro do programa a ética do profissional médico no ambiente acadêmico.
"Você só ensina ética exercendo-a. Você só ensina comportamento dando exemplo. [...] O professor de medicina tem que estar preparado. [...] Ele tem que saber conversar com o paciente e saber transmitir isso para os seus alunos", destaca o especialista entrevistado.
Ainda sobre o tema, a jornalista questiona se atualmente os estudantes estão sendo formados com uma visão humanística, de modo a evitar condutas antiprofissionais, antiéticas e até mesmo práticas de charlatanismo.
"Ética é um comportamento que você aprende no dia a dia, não é em uma aula. Então a gente está vendo muitas fugas da ética com médicos recém-formados que chocam. Eu tenho uma coleção de vídeos e fotos horrorosos, de comportamentos absolutamente esdrúxulos", enfatiza Cutait.
Já no mercado de trabalho, outro aspecto que o médico cirurgião chama a atenção é a busca incessante por um retorno financeiro que muitas vezes atropela o compromisso profissional.
"Possivelmente faltou mais orientação. Aí os jovens entram no mercado que já está saturado, remunera mal, acham um nicho para poder ganhar dinheiro e isso se sobrepõe a sua própria profissão e a sua própria missão", finaliza Cutait.
Leia também: Doutor Raul Cutait alerta para ultraprocessados: “impossível fugir, é preciso administrar”
Participam da bancada de entrevistadores Gustavo Cabral, imunologista e colunista de Saúde do UOL, Victoria Damasceno, editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo, Isabela Moya, repórter do jornal o Estado de S.Paulo, Constança Tatsch, jornalista do jornal O Globo e Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: TV Cultura resgata entrevistas de Contardo Calligaris e Beatriz Segall no Provocações
REDES SOCIAIS