“Sim, a medicina está romantizada”, diz Raul Cutait
Médico diz que a profissão não tem mais o glamour de antes
22/07/2024 23h21
O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Durante o programa, o cirurgião responde sobre o aumento da procura por cursos de medicina e o causador dessa popularização.
“Sim, a medicina está romantizada. O número de pessoas e jovens que querem fazer medicina, eu nunca imaginei que poderia ser tanta gente. [..] Quando o jovem tem algum grau de idealismo, e quer ajudar aos outros, a medicina aparece como a grande opção. Isso justifica essa alta demanda por cursos de medicina ", avalia.
“Com todo esse número grande de universidades, facilitou-se estudar medicina, não é mais como antigamente que se tinha poucas faculdades e entrar na medicina era extremamente difícil” afirma.
Participam da bancada: Gustavo Cabral - imunologista e colunista de Saúde do UOL; Victoria Damasceno - editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo; Isabela Moya - repórter do jornal o Estado de S.Paulo; Constança Tatsch - jornalista do jornal O Globo; Theo Ruprecht - repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
REDES SOCIAIS