O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (23) um investimentos de R$ 79,3 milhões para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O anúncio ocorreu durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do campus Lagoa do Sino, no município de Buri (SP).
O investimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leia mais: Bahia confirma duas mortes por febre oropouche
A unidade de ensino é focada no desenvolvimento regional e na valorização da agricultura familiar, e foi fundada a partir da doação de uma fazenda pelo escritor Raduan Nassar.
O evento também contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; do escritor Raduan Nassar, doador do terreno onde foi construído o campus Lagoa do Sino.
Do total, 13 milhões de reais serão usados no campus Lagoa do Sino. O dinheiro deverá ser utilizado em obras de expansão da infraestrutura elétrica, da biblioteca, do auditório e da urbanização. A UFSCar pretende, ainda, avançar com a construção de um pórtico de entrada e guaritas, visando melhorar a segurança e a identificação da unidade.
Além disso, o campus São Carlos receberá investimentos para a construção de centro de pesquisa, edifícios universitários, reforma e ampliação do Hospital Universitário, e outras construções e ampliações. Ao todo, serão direcionados para a unidade 61,3 milhões.
O presidente Lula anunciou o investimento de R$ 5 milhões de reais para a construção do restaurante universitário no campus da UFSCar de Sorocaba.
Leia também: Mais de 200 indígenas foram assassinados no Brasil em 2023, revela estudo
REDES SOCIAIS