Brasil vai aguardar dados para reconhecer resultados das eleições na Venezuela
O embaixador Celso Amorim vai se reunir com observadores e outras autoridades para tentar levantar os dados que comprovariam, ou não, a legitimidade do resultado das eleições
29/07/2024 11h20
O governo brasileiro vai pedir mais dados sobre as atas de votação antes de decidir o posicionamento sobre as eleições presidenciais na Venezuela.
Leia mais: Roda Viva entrevista o apresentador Marcelo Tas pela primeira vez nesta segunda-feira (29)
O assessor especial da Presidência da República para Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, vai se reunir com observadores internacionais e outras autoridades para tentar levantar os dados que comprovariam, ou não, a legitimidade do resultado das eleições.
De acordo com o CNE, com 80% dos votos computados, Maduro tem 51,20%, contra 44,2% de Edmundo González.
“Ganhamos, e todo mundo sabe. Ganhamos em todos os estados do país. González Urrutia obteve 70% dos votos e Nicolás Maduro, 30%. Esta é a verdade”, afirmou Corina em pronunciamento.
Por outro lado, Maduro discursou a apoiadores em Caracas e afirmou que o desfecho marca “o triunfo da independência nacional e da dignidade do povo”.
O Brasil é um país chave para o possível reconhecimento internacional da legitimidade das eleições, já que é a maior economia da região, tem bom diálogo com o regime de Maduro e atuou para tentar convencer o líder venezuelano a realizar eleições limpas.
Leia também: Motorista de carro de luxo atropela e mata motociclista em SP após discussão de trânsito
REDES SOCIAIS