No Provoca desta terça-feira (30), o apresentador Marcelo Tas recebe a escritora e doutora em educação Kiusam de Oliveira.
Durante a entrevista, a autora explica o motivo dos penteados afro serem tão presentes em suas obras. Segundo ela, as violências raciais enfrentadas pela população negra acontecem muitas vezes tendo como pano de fundo os cabelos crespos.
“Fui fazer uma contação de história em um CEU (Centro Educacional Unificado) aqui de São Paulo, em 2014, e lá eu conheci um menino chamado Alan. Esse Alan disse assim pra mim, quando eu acabei de contar a história: ‘professora, meu cabelo era assim, black igual o da senhora’, eu estava com meu black armado, e eu falei: ‘pois é, e por que você está com a cabeça raspada?’ E ele disse: ‘porque alguém tacou fogo no meu cabelo’, com o dedinho apontando”, conta.
Ao se deparar com o relato, a educadora se dirigiu para os garotos brancos apontados pela criança como autores da brincadeira perigosa e perguntou o motivo dela. O menino disse para Kiusam que colocou fogo no cabelo do colega porque queria saber "se pegava fogo igual ao Bombril”.
“Não sou da linha teórica que vai dizer que a criança é racista, porque eu acredito que uma criança não é racista, ainda, por enquanto. Ela aprende, o racismo é transmitido", argumenta.
Leia também: “Deadpool & Wolverine” supera US$ 500 milhões em bilheteria mundial
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Saiba como participar da plateia do Balaio com Maciel Melo e Miltinho Edilberto
REDES SOCIAIS