Como construir esperança, leveza e força diante dos descalabros do mundo? Como as transformações nos diversos níveis de ambiência vital têm afetado o nosso viver? Como inventar uma nova forma de vida que se interponha não como passividade apocalíptica, mas como esperança possível?
Diálogos Pelo Futuro é a nova série de programas do Café Filosófico na TV Cultura, sob a curadoria do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral. Em quatro edições, a produção abordará essas e outras inquietações a partir deste domingo (4), às 19h.
Leia mais: Resultados do Prouni do 2º semestre saem nesta quarta (31)
O Café Filosófico é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, que acontece por meio de palestras presenciais em Campinas, transmissões pelo canal do Café via Youtube, além de uma programação transmitida pela TV Cultura, que é dividida em três grades: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.
Na estreia da série, com o tema Fome de Esperança, que vai ao ar neste domingo (4), o próprio curador, Alexandre Coimbra Amaral, discorre sobre a jornada de construção da esperança, partindo da terra seca, do desespero, para encontrar a terra úmida da solidariedade. Como cultivar a esperança em tempos duros?
“É neste terreno coletivo que podemos produzir brotos, flores e frutos. A esperança não nega as perdas, as dores e o luto, ela surge da nossa capacidade de sentir plenamente a parte difícil da vida. A esperança não é um ato individual, é uma jornada coletiva, política, social e comunitária em busca de uma vida melhor”, explica Alexandre.
Conheça a programação de agosto:
4/8, terça-feira, 19h: “Fome de esperança”, com Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo
11/8, quinta-feira, 19h: “Construindo pontes entre gerações”, com Alessandro Marimpietri, psicólogo
18/8, quinta-feira, 19h: “Descolonizando afetos: outras formas de amar”, com Geni Nuñez, psicóloga
25/8, quinta-feira, 19h: “Alegria para viver”, com Cláudio Thebas, palhaço, educador e escritor
Serviço
Café Filosófico CPFL com Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo
Quando: dia 4 de agosto, domingo, às 19h
Onde: TV Cultura
REDES SOCIAIS