Um vendedor ambulante senegalês morreu nesta sexta-feira (11), após ser baleado por um policial militar durante uma confusão em uma abordagem na rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo.
De acordo com a Polícia Militar (PM), equipes apoiavam a Prefeitura na fiscalização de ambulantes por volta das 14h (horário de Brasília), quando o senegalês teria agredido um policial com uma barra de ferro. Na sequência, os agentes intervieram, e o vendedor foi baleado, segundo informou o g1.
Leia mais: Bolsonaro publica foto internado por complicações no intestino
O comerciante ferido foi encaminhado ao Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um policial militar também ficou ferido na ação e foi levado ao Hospital Nossa Senhora do Pari. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Em entrevista ao programa "Cidade Alerta", da TV Record, um primo do vendedor afirmou que ele estava almoçando quando viu equipes da prefeitura e da PM recolhendo as mercadorias de um amigo. Ao tentar intervir para ajudar, entrou em conflito com os agentes e foi atingido pelo disparo.
Leia mais: China aumenta tarifas sobre os Estados Unidos para 125%
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o homem segura o carrinho de mercadorias para evitar que seja levado, enquanto é agredido com um cassetete por um dos policiais. Em seguida, ele reage com uma barra de ferro.
Um absurdo as cenas que vimos hoje no Brás. A Polícia Militar mostra mais uma vez que é assassina e racista. JUSTIÇA PARA NGANGE MBAYE! QUEREMOS O FIM DA OPERAÇÃO DELEGADA! pic.twitter.com/Cbu7CM0Dad
— Letícia Lé da Bancada Feminista (@leticialeolv) April 11, 2025
Após a ocorrência, houve mais confusão entre ambulantes e os policiais na região do Brás. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
REDES SOCIAIS