Notícias

Primeira-ministra de Bangladesh renuncia e foge do país após protestos com 300 mortos

A premiê estava no poder há 15 anos e é considerada uma das mulheres mais poderosas da Ásia


05/08/2024 11h07

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (5), segundo anunciou o comando das Forças Armadas. A decisão deu-se em meio a uma onda de protestos contra o governo do país que já deixou 300 mortos.

A premiê estava no poder há 15 anos e é considerada uma das mulheres mais poderosas da Ásia. Após renunciar, ela deixou o país. As Forças Armadas anunciaram também a formação de um governo interino comandado pelos militares.

De acordo com o canal local CNN News 18, Hasina fugiu para a cidade de Agartala, no nordeste da Índia, e já chegou ao local. A informação é de que o governo indiano deve oferecer proteção a agora ex-premiê.

Também nesta segunda, milhares de manifestantes invadiram a residência oficial de Hasina, na capital Daca. Pela manhã, a internet chegou a ser bloqueada no país inteiro, após um fim de semana com manifestações massivas e violentas.

Leia também: Paris 2024: Triatletas são hospitalizados após nadarem no rio Sena

Rebeca Andrade bate Simone Biles e conquista ouro no solo em Paris

Mais tarde, o aeroporto internacional de Daca foi fechado. Ainda de acordo com as Forças Armadas, ele permanecerá sem atividades até o fim da tarde no horário local.

Bangladesh é um dos países mais populosos do mundo e vem sendo palco de protestos estudantis nas últimas semanas. Os manifestantes protestam contra o sistema de cotas do governo que reserva um terço dos empregos públicos para parentes de veteranos da guerra contra o Paquistão, em 1971. Na ocasião, Bangladesh se tornou independente e virou um país.

A política de cotas havia sido abolida em 2018, mas foi restabelecida em junho deste ano.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã diz que líder político do Hamas foi morto por ataque de projétil de curto alcance

Datafolha: Lula é aprovado por 35% dos brasileiros; 33% reprovam

Testes de Pix por aproximação começam em novembro, anuncia Banco Central

Brasil registra mais de 7.200 casos de febre oropouche em 2024, diz Ministério da Saúde

SP realiza feira de adoção de cães na estação Tatuapé da CPTM neste sábado (3)