O Banco Central informou nesta sexta-feira (2) que o período de testes do PIX por aproximação começa em novembro deste ano. A novidade deve estar disponível a partir de fevereiro de 2025.
"O Banco Central publicará ato normativo específico para dispor sobre as condições e limites para a realização da etapa de testes em produção prevista para novembro deste ano, com lançamento amplo da funcionalidade em fevereiro de 2025", explicou a instituição.
Leia mais: Brasil registra mais de 7.200 casos de febre oropouche em 2024, diz Ministério da Saúde
A nova modalidade vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade do cliente abrir o aplicativo da instituição financeira.
Para usar a ferramenta, os clientes precisarão se cadastrar no “open finance” (sistema financeiro aberto). O sistema permite o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas.
Segundo a instituição, haverá obrigatoriedade para 99% das instituições de transações de "iniciação de pagamentos", inseridas no "open finance", de participação nos testes a partir de novembro.
Além do PIX por aproximação, as novas ferramentas também visam permitir que os clientes não precisem mais sair do ambiente de compras online, em e-commerces, para realizar o pagamento pelo sistema.
REDES SOCIAIS