Notícias

Em meio a surto na África, OMS convoca comitê de emergência para avaliar risco da mpox pelo mundo

Tedros Adhanom afirmou que o comitê irá se reunir o mais breve possível


07/08/2024 17h30

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou um comitê de emergência para avaliar o risco da disseminação da mpox pelo mundo. A decisão foi tomada em meio a um surto da doença na África. 

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, nesta quarta-feira (7), por meio das redes sociais. 

"Decidi convocar um Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional para me aconselhar sobre se o surto representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional", escreveu o representante. 

Ainda segundo Tedros, a avaliação será importante devido ao aumento do registro de casos fora da República Democrática do Congo (RDC), país onde as infecções crescem há mais de dois anos.

“O comitê irá se reunir o mais rápido possível e será composto por especialistas independentes de uma série de áreas relevantes e oriundos de todas as partes do mundo”, postou Tedros.


Leia também: GCM suspeito de integrar milícia no Centro de São Paulo se entrega à polícia

Nos últimos meses, uma mutação favoreceu a transmissão da mpox de pessoa para pessoa. Além disso, também houve uma notificação de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre por contato (beijos, abraços, relação sexual) com secreções infectadas das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada, bem como com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Ainda segundo o órgão, em caso de suspeita da doença, é necessário procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar o contato com outras pessoas.

Leia também: "Circuito Cine Curta" leva cinema para a sala de aula de seis escolas públicas no Rio de Janeiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GCM suspeito de integrar milícia no Centro de São Paulo se entrega à polícia

Presidente do Chile diz que país não reconhece a reeleição de Maduro na Venezuela

Roberto Barroso, presidente do STF, pede desculpas à Maria da Penha em nome do poder judiciário

Elevador despenca e deixa três pessoas feridas no bairro de Higienópolis, em São Paulo

Audiência geral do Papa Francisco é interrompida por protesto de ativistas contra as touradas