Equador decreta toque de recolher noturno em 20 cidades
A medida tem o objetivo de conter a violência de grupos criminosos que atuam no país
09/08/2024 08h59
O Equador decretou nessa quinta-feira (8) um toque de recolher noturno em 20 cidades do país, com o objetivo de conter a violência de grupos criminosos.
Segundo o presidente Daniel Noboa, um estudo da polícia determinou que “a maioria dos homicídios ocorre entre as 22h e 5h” nesses municípios e que, por isso, foi recomendado “a restrição de mobilidade nesse período”.
Leia também: Agência Meteorológica do Japão emite alerta para megaterremoto e tsunamis
Giullia Penalber vence alemã na repescagem e coloca Brasil na disputa por medalha no wrestling
De acordo com a agência France Presse, entre as cidades onde o toque de recolher entrará em vigor estão Durán, considerada um refúgio de criminosos ligados ao narcotráfico e a sequestros e extorsões, e Camilo Ponce Enríquez, onde a polícia resgatou no mês passado 49 pessoas sequestradas em uma mina.
A crise no Equador, que começou com rebeliões em prisões, faz parte de uma onda de violência que tem tomado conta do país desde agosto de 2023. Após a dissolução da Assembleia Nacional, a eleição presidencial, que deveria ocorrer apenas em 2025, foi antecipada.
Em agosto do ano passado, às vésperas da eleição, Fernando Villavicencio, um dos candidatos à presidência, foi morto a tiros à luz do dia ao sair de um comício.
REDES SOCIAIS