O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta sexta-feira (9) a primeira visita a Santa Catarina desde que retornou à frente do Palácio do Planalto.
A última ida ocorreu em 2022, quando participou de um comício do Partido dos Trabalhadores (PT) antes das eleições. No sul do país, o chefe do Executivo irá inaugurar uma obra viária em Florianópolis e, depois, em Itajaí, acompanhará o lançamento de um navio de guerra.
A primeira agenda é a inauguração do Contorno Viário da região metropolitana, que estava sendo construído desde 2008, e é considerado um marco histórico na infraestrutura do país e a maior obra do gênero em andamento no continente. A cerimônia contará com a participação do ministro dos Transportes Renan Filho.
Com investimento de R$ 3,9 bilhões, a rodovia é projetada para melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. Ao todo, estima-se que cerca de 18 mil caminhões por dia irão usar a rodovia e deixarão de circular na BR-101, entre os trechos de Biguaçu e Palhoça.
Já o motorista que passar por lá fará a travessia da Grande Florianópolis em aproximadamente 38 minutos, o que garantirá cerca de 1 hora e 22 minutos de ganho no tempo de viagem nos horários de pico.
Depois, às 12h30, em Itajaí, no litoral norte do estado, Lula participa do lançamento da primeira de quatro fragatas previstas no programa executado pela Marinha do Brasil. O navio vai receber o nome de “Fragata Tamandaré”, uma homenagem ao almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
De acordo com a agenda presidencial, o petista embarca no Aeroporto Internacional de Navegantes com destino a Brasília às 14h15, com previsão de chegada às 16h05.
REDES SOCIAIS