Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que perdoa as dívidas de partidos políticos que não cumpriram cotas mínimas de recursos a candidaturas de mulheres e negros nas últimas eleições. A medida é conhecida como PEC da Anistia.

A votação do texto aconteceu de forma simbólica, ou seja, quando não há registro nominal de votos.

Leia mais: Mais de 1,5 milhão de pessoas são afetadas por remoções forçadas no Brasil, aponta levantamento

Agora, o texto vai ao plenário do Senado Federal. Para ser aprovada, a medida precisa de pelo menos 49 votos favoráveis. A CCJ também aprovou um requerimento de urgência para acelerar a votação pelos senadores.

O texto teve somente dois votos contrários: Alessandro Vieira (MDB-SE) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Segundo a proposta, conhecida como 'PEC da Anistia', o valor que deixou de ser investido nas candidaturas negras deverá ser aplicada nas quatro eleições subsequentes à promulgação da PEC, a partir de 2026.

Além do perdão, a medida também cria um programa de refinanciamento de dívidas das siglas partidárias e autoriza a utilização de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais.

A ONG Transparência Partidária estima que o valor total das multas pode chegar a R$ 23 bilhões. No entanto, não há um número oficial.