Notícias

Suécia confirma primeiro caso de variante grave da Mpox fora da África

OMS declarou a doença como “emergência de saúde internacional”


15/08/2024 14h01

A Suécia confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro caso de uma variante mais grave de mpox, doença classificada como “emergência de saúde internacional” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma pessoa foi diagnosticada com a variante clade I, que causou um surto recente em países da África, em especial na República Democrática do Congo (RDC).

Leia mais: Entre janeiro e julho de 2024, estado de São Paulo registrou pelo menos 315 casos de Mpox

"Tivemos a confirmação durante a tarde de que temos um caso na Suécia do tipo mais grave de mpox, aquele chamado Clado I", explicou o ministro da Saúde da Suécia, Jakob Forssmed.

O paciente em questão foi infectado durante o período em que viajou para o continente africano. Agora, ele está sob cuidados médicos na Suécia.

Classificação da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) que a mpox é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Segundo a instituição, a alta de casos global e o aumento das evidências de uma maior letalidade da doença foram consideradas as razões para a decisão de reclassificar a doença.

A mpox foi declarada como surto global em 2022, mas saiu da lista de emergências em 2023 por causa da diminuição global do número de casos.

O que é a Mpox?

Segundo o Ministério da Saúde, a mpx é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com:

Pessoa infectada pelo mpox vírus;

Materiais contaminados com o vírus.

Animais silvestres ( roedores) infectados.

De acordo com a pasta, a transmissão ocorre por contato (beijos, abraços, relação sexual) com secreções infectadas das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada, bem como com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Leia também: ‘Não há motivo de alarme, mas sim de alerta', diz ministra da Saúde sobre Mpox

Os sinais e sintomas incluem:

Erupções cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas); Febre; Dores no corpo; Dor de cabeça; Calafrio; Fraqueza.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entre janeiro e julho de 2024, estado de São Paulo registrou pelo menos 315 casos de Mpox

Avião de pequeno porte cai em Mato Grosso

IML de São Paulo conclui identificação de todos os 62 mortos em acidente aéreo em Vinhedo

Taxa de desemprego no Brasil cai em 15 estados no 2º trimestre de 2024, diz IBGE

Ibovespa opera em nova alta nesta quinta (15); dólar cai a R$ 5,45