Notícias

“Não vamos reconhecer o governo da Venezuela se as atas não aparecerem”, afirma Amorim

Declaração ocorreu durante uma comissão do Senado


15/08/2024 15h20

O assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, disse nesta quinta-feira (15) que o Brasil não vai reconhecer o governo da Venezuela se as atas eleitorais não forem divulgadas.

A declaração ocorreu durante uma participação do assessor em uma reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Leia mais: Senado aprova PEC da Anistia e perdoa dívidas de partidos políticos

“Não creio que, se não houver algum acordo que não possibilite avançar, nós não vamos reconhecer um governo se essas atas não aparecerem”, disse ele.

Na comissão, ele afirmou que "não é produtivo" falar em prazo para que a Venezuela apresente as atas. "Minha experiência diz que isso não traz bons resultados". Segundo Amorim, o Brasil manterá sua posição "se não houver algum acordo que possibilite avançar" nos diálogos com o país vizinho.

O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (15) em entrevista à rádio T FM, do Paraná, que "não quer se comportar de forma apaixonada" sobre os resultados das eleições presidenciais na Venezuela.

Lula reforçou a importância da apresentação das atas com o resultado das eleições. De acordo com ele, o Brasil quer que o Conselho Nacional Eleitoral diga publicamente quem ganhou as eleições.

Leia também: "Tem que apresentar os dados", diz Lula sobre eleição de Maduro na Venezuela

“Tem que apresentar os dados, agora, os dados têm que ser apresentados por algo confiável. O Conselho Nacional Eleitoral, que tem gente da oposição, poderia ser, mas ele não mandou para o Conselho, ele mandou para a Justiça, para a Suprema Corte dele. Eu posso julgar a Justiça de outro país", afirmou

A eleição na Venezuela foi concluída em 28 de julho. O resultado oficial, apresentado pelo Comitê Nacional Eleitoral (CNE), aponta vitória de Maduro por 51,2% dos votos. O CNE é ligado ao governo venezuelano.

No entanto, a oposição e autoridades estrangeiras apontam fraude e dizem que o vencedor foi o oposicionista Edmundo Gonzalez.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Tem que apresentar os dados", diz Lula sobre eleição de Maduro na Venezuela

Senado aprova PEC da Anistia e perdoa dívidas de partidos políticos

Suécia confirma primeiro caso de variante grave da Mpox fora da África

Entre janeiro e julho de 2024, estado de São Paulo registrou pelo menos 315 casos de Mpox

Avião de pequeno porte cai em Mato Grosso