Cerca de 1 milhão de pessoas compareceram ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU) nesse domingo (18), o que fez com que o certame fosse considerado a maior seleção pública de servidores já realizada no Brasil.
A informação foi divulgada por Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O “Enem dos Concursos” oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que vão até R$ 22,9 mil.
Ao todo, 2,14 milhões de cidadãos se inscreveram para participar do processo seletivo, o que significa que o percentual de abstenção ficou acima de 50%. No entanto, de acordo com Dweck, isso já era esperado. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirma.
O Distrito Federal conquistou a menor taxa, enquanto o Ceará a maior. No entanto, os dados são preliminares, e os consolidados serão divulgados nas próximas horas desta segunda-feira (19).
Leia também: Roda Viva entrevista Tabata Amaral nesta segunda-feira (19)
"O maior percentual de abstenção foi no nível médio, no bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos isso ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. O que destoou mesmo foi o nível intermediário”, expõe.
Segundo dados do MGI, os inscritos foram oriundos de quase todos os municípios brasileiros, com exceção de apenas 10 cidades, o que fez com que o impacto do adiamento da aplicação dos exames, que inicialmente estava previsto para 5 de maio, fosse considerado baixo.
Por fim, o processo seletivo ocorreu sem a constatação de grandes interferências, com o registro de ocorrências em 0,2% dos locais de aplicação. “Nada que tenha afetado efetivamente a realização da prova, apenas atrasou um pouco”, esclarece a ministra.
Cerca de 500 candidatos (0,05% do total) foram eliminados por terem apresentado condutas proibidas pelo edital, entre elas, sair da sala carregando consigo o caderno de questões, o que era proibido.
Leia também: “Enem dos Concursos”: saiba qual foi o tema escolhido para a redação do CNU
REDES SOCIAIS