Um tornado atingiu, na manhã desta segunda-feira (19), um iate na costa da Sicília, na Itália. Segundo a Guarda Costeira italiana, ao menos uma pessoa morreu e seis permanecem desaparecidas.
A embarcação de luxo, batizada de Bayesian, transportava 22 pessoas. Todos são turistas, do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá.
No último domingo (18), o veleiro estava atracado na costa de Palermo. Ao navegar no início da manhã desta segunda, enfrentou uma forte tempestade que fez com que o barco virasse e naufragasse.
Ainda de acordo com a Guarda Costeira, um dos desaparecidos é o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do segmento da tecnologia e conhecido como "o Bill Gates do Reino Unido". Até o momento, não há informações sobre a identidade da pessoa que morreu e dos demais desaparecidos.
Segundo relatos de sobreviventes, a maior parte dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação. Ao todo, 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano.
Embora o fenômeno do tornado seja raro no mar Mediterrâneo, a previsão do tempo na região indicava chuva e riscos de tempestades.
Leia também: Tragédia no RS: Governo Federal cria grupo de trabalho para reconstrução após enchentes
Conheça a embarcação de luxo
O mastro do iate, com 75 metros de altura, era o mais alto do mundo feito de alumínio. Segundo a fabricante Perini, o veleiro era composto por seis suítes e capacidade para acomodar até 12 pessoas, além de uma tripulação de dez pessoas.
A embarcação, construída em 2008 e premiada por seu design, foi encontrada a uma profundidade de 49 metros.
As causas do naufrágio estão sendo investigadas por promotores na cidade de Termini Imerese, próxima a Palermo.
Leia também: Superlua azul poderá ser vista no céu do Brasil nesta segunda-feira (19); saiba como observá-la
REDES SOCIAIS