O Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, instituiu um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de auxiliar no processo de recuperação do estado após as devastadoras enchentes que atingiram mais de 470 municípios.
A portaria que oficializa a iniciativa foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União. O grupo reunirá especialistas dos meios acadêmico, técnico e científico para elaborar um diagnóstico preliminar das causas e consequências sociais e econômicas da calamidade pública resultante dos eventos climáticos extremos.
Leia também: Receita Federal faz leilão de itens apreendidos com valores de R$10 a R$4,5 milhões
O foco estará em identificar vulnerabilidades para evitar futuros desastres e desenvolver propostas de políticas públicas que reduzam os impactos sociais e econômicos da tragédia.
As reuniões do GT ocorrerão semanalmente, e a equipe também será responsável por propor ações de reconstrução que sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente justas e economicamente viáveis.
A duração está vinculada à existência da Secretaria Extraordinária, que será extinta dois meses após o fim do estado de calamidade pública, previsto para vigorar até 31 de dezembro deste ano.
O Rio Grande do Sul enfrenta a pior tragédia climática de sua história, e a formação deste grupo de trabalho se mostra como uma medida crucial para assegurar que o processo de reconstrução seja eficiente e abrangente, integrando conhecimentos técnicos e científicos na formulação de estratégias de recuperação.
Leia mais: Superlua azul poderá ser vista no céu do Brasil nesta segunda-feira (19); saiba como observá-la
REDES SOCIAIS