O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta segunda-feira (19) que Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, aceitou a proposta de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza e pediu para que o Hamas faça o mesmo.
Os EUA tentam pressionar as duas partes a aceitarem os termos da nova proposta de cessar-fogo apresentada na semana passada por EUA, Catar e Egito.
De acordo com os norte-americanos, a nova proposta feita “resolve as lacunas restantes” nas negociações e permite uma “rápida implementação” caso seja aceito pelas partes. O conteúdo da proposta, no entanto, não foi divulgado.
Leia também: Tornado afunda iate de luxo na Itália; uma pessoa morre e seis permanecem desaparecidas
Racionais MC's anuncia show extra em São Paulo
O Hamas, que vem lançando dúvidas sobre as chances de chegar a um acordo com os israelenses, ainda não se pronunciou sobre a nova proposta.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, no entanto, afirmou que um possível cessar-fogo iniciado agora entre Israel e Hamas pode ser a última oportunidade para que os reféns sejam devolvidos e para que a guerra na Faixa de Gaza tenha um desfecho.
"Este é um momento decisivo, e provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade de levar os reféns para casa, obter um cessar-fogo e colocar todos em um caminho melhor para paz e segurança duradouras", disse Blinken em Tel Aviv.
Segundo o governo israelense, o Hamas ainda tem sob seu poder 111 pessoas sequestradas pelo grupo armado durante o ataque a Israel no dia 7 de outubro de 2023.
REDES SOCIAIS