Notícias

Ministério da Justiça dificulta entrada de imigrante sem visto no país

Segundo a PF, 70% dos pedidos de refúgio no Brasil são de pessoas do Vietnã, Índia e Nepal


21/08/2024 19h46

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil informou que irá estabelecer novas restrições para a entrada de imigrantes sem visto em solo brasileiro, a partir de segunda-feira (26). A decisão surge após denúncias de que o país tem sido utilizado como rota por organizações criminosas envolvidas no tráfico de pessoas.

A determinação do Ministério se baseia em uma investigação feita pela Polícia Federal (PF), descobrindo que muitos imigrantes que pedem refúgio no Brasil não têm justificativas adequadas para a permissão de refugiados.

Leia mais: Justiça de SP nega pedido de suspensão do registro da candidatura de Pablo Marçal

De acordo com informações publicadas pelo portal Metrópoles , a PF divulgou que muitas dessas pessoas vem do Sul da Ásia e da África, com o objetivo de entrar ilegalmente nos Estados Unidos e no Canadá.

O Ministério da Justiça entende por refugiado, os indivíduos que deixam o seu país de origem devido perseguições por raça, religião, nacionalidade, posicionamentos políticos, grupos sociais, entre outros.

Jean Uema, secretário Nacional de Justiça, informou que aqueles que solicitaram refúgio precisarão comprovar a perseguição em seu país de origem e explicou através de uma entrevista à TV Globo como será o processo a partir de segunda.

Leia mais: Roda Viva entrevista Guilherme Boulos nesta segunda-feira (26)

“O que vamos fazer: identificando viajantes que não possuem visto de entrada no território brasileiro e estão em trânsito para outros países, mas não há risco real de perseguição, essas pessoas serão inadmitidas para entrada no território brasileiro”, explicou.

A nova política terá efeito imediato para imigrantes provenientes de países que exigem visto para entrada no Brasil, mas não se aplicará a cidadãos de países que não exigem visto.

Atualmente, cerca de 481 imigrantes estão no Aeroporto Internacional de São Paulo. Caso solicitem refúgio, terão concessão automática, conforme uma força-tarefa montada pelo ministério para agilizar o processo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa alcança terceiro recorde seguido

Corpo de bilionário, filha e mais três pessoas são encontrados em iate que naufragou na Itália, diz jornal

Veja quais foram as maiores tragédias da aviação no Brasil

Ônibus com paquistaneses capota no centro do Irã e deixa 28 mortos

Sidney Oliveira participa de celebração na Catedral da Sé