Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

O economista Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Banco Central. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.

Segundo Haddad, o nome de Galípolo será encaminhado ao Senado ainda nesta quarta.

Leia mais: Marçal usou réu com o mesmo nome de Boulos para insinuar uso de cocaína por parte do adversário, diz jornal

"O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal o indicado dele para a Presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa a Diretoria de Política Monetária do Banco", explicou Haddad.

Galípolo vai substituir o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que tem mandato até o final do ano.

Agora, o economista terá que ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, presidida por Vanderlan Cardoso. Em seguida, o nome precisará ser aprovado pelo plenário da Casa.

Ao lado de Haddad, Galípolo celebrou a indicação e classificou como “uma grande responsabilidade”.

“É na mesma magnitude uma honra, um prazer e uma responsabilidade ser indicado ao Banco Central do Brasil pelo ministro Fernando Haddad e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É uma honra enorme”, declarou.

Caso seja aprovado, o economista vai estar à frente da presidência do BC de 2025 a 2028.

Quem é Gabriel Galípolo?

Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ele foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021.

Em seguida, ele passou a fazer parte do plano econômico na candidatura de Lula à Presidência da República em 2022.

Já no governo, Galípolo atuou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o número dois da pasta. No entanto, ele ficou por pouco tempo no cargo.

Em 2023, ele foi indicado por Lula para a diretoria da autoridade, Galípolo assumiu o cargo de diretor de Política Monetária.