Uma pipa provocou apagão que atingiu 942 mil imóveis nas cidades de São Paulo e Guarulhos no último sábado (31). A informação foi divulgada pela Eletrobras.
De acordo com a empresa, o objeto atingiu dois barramentos da subestação de energia de Guarulhos e causou a pane.
Ainda segundo a companhia, o primeiro deles foi atingido pelo corpo da pipa, o que causou o curto-circuito e o desligamento dos equipamentos de proteção. Já o segundo barramento foi atingido pela rabiola da pipa, que continha alumínio, o que provocou o desligamento do instrumento e gerou o apagão total da subestação.
Em 2023, a Eletrobras divulgou que a SE Guarulhos registrou cinco incidentes provocados por pipas.
Leia também: Paralimpíadas: Beth Gomes é bicampeã e bate recorde no lançamento de disco
Paralimpíadas: gêmeas fazem dobradinha de prata e bronze na natação
Só em São Paulo, área de concessão da Enel, foram 650 mil ligações impactadas, segundo a empresa. O número representa 8% de todos os clientes que a concessionária tem na cidade. As zonas leste e norte foram as mais atingidas.
“O desligamento na rede de transmissão, que não pertence à Enel, iniciou às 17h31 de sábado (31.08). Por meio de manobras remotas internas, a distribuidora restabeleceu gradativamente o serviço para os clientes impactados até a plena normalização, por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora”, disse a empresa.
Já a EDP, concessionária de distribuição de energia da cidade de Guarulhos, afirmou que cerca de 292 mil clientes foram afetados, o que corresponde a cerca de 13,5% das residências, comércios e empresas abastecidos pela companhia.
"Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37", informou a empresa.
REDES SOCIAIS