Notícias

Marcelo Tas recebe o filósofo e escritor Vladimir Safatle no Provoca desta terça-feira (10)

No bate-papo, entrevistado fala sobre o livro "Alfabeto das Colisões" e sua visão de falta de polarização na política brasileira


05/09/2024 15h15

Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (10) com o filósofo e escritor Vladimir Safatle

No bate-papo, que vai ao ar às 22h na TV Cultura, o convidado fala sobre seu livro "Alfabeto das Colisões" e explica sua visão de falta de polarização na política brasileira.

O professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) comenta na entrevista que a esquerda morreu. E Tas pergunta: ‘Como a sua turma recebeu essa provocação?’.

Ele por sua vez, responde: “Isso não foi uma provocação, eu adoraria não ter falado isso, mas isso é uma descrição analítica de um fato, isso realmente está acontecendo (...) esquerda é defesa de igualdade radical e soberania popular. Igualdade radical significa não existir hierarquias no campo do trabalho, do desejo e da linguagem. Você permite que múltiplas formas de experiência de saber circulem, você não recalca elas (...) é evidente que esse ponto saiu da pauta de todos os debates da esquerda”, expõe.

Leia também: Nunes Marques defende que decisão definitiva sobre suspensão do X seja tomada em plenário

Ainda com a política em pauta, o pensador responde à pergunta de um internauta sobre o atual contexto de polarização, e se é possível alcançar a harmonia entre diferentes pontos de vista.

“Eu não vejo polarização alguma, eu gostaria que ela existisse. Falta polarização exatamente porque o campo da esquerda não se polarizou. A gente é ao contrário, é a figura da eterna negociação. Vamos garantir os direitos anteriores, vamos negociar com todas as instituições, vamos criar uma pluralidade que só nos paralisa (...) a esquerda é a força conservadora atual. Eu sou a favor da polarização, eu acho que tem pouco, falta polarização”, destaca. 

Assista à última edição do Provoca, que recebeu Rogerio Skylab:

Leia também: "Não foi minha mãe que me expulsou de casa, foi o fundamentalismo", afirma Erika Hilton

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro vítimas do naufrágio do iate de luxo na Sicília morreram sufocadas em "bolha de ar", aponta autópsia

Justiça mantém prisão de Deolane Bezerra e da mãe após audiência de custódia

Cerca de 90% das terras indígenas na Amazônia Legal foram atingidas pela seca

Nunes Marques defende que decisão definitiva sobre suspensão do X seja tomada em plenário

Lotofácil da Independência pode pagar prêmio de R$ 200 milhões na segunda-feira (9)