EUA, Reino Unido e União Europeia assinam acordo global de inteligência artificial
As vítimas de violações relacionadas à IA deverão ter acesso a recursos legais
05/09/2024 16h22
Os Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (UE) irão assinar o primeiro tratado internacional sobre o uso e padrões de Inteligência Artificial (IA) para os setores públicos e privados.
De acordo com informações do jornal britânico Financial Times, a convenção do Conselho da Europa sobre IA foi elaborada ao longo de dois anos por mais de 50 países, como Canadá, Israel, Japão e Austrália e será assinada nesta quinta-feira (5).
Leia mais: Presidente Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
O acordo aborda que os participantes sejam responsáveis por qualquer resultado prejudicial e discriminatório gerado pelos sistemas da IA. Os sistemas também devem respeitar os direitos e igualdade de privacidade.
“O fato de esperarmos que um grupo tão diverso de nações assine este tratado mostra que, na verdade, estamos respondendo como comunidade global aos desafios impostos pela IA”, disse Peter Kyle, ministro da Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido.
Leia mais: Nunes Marques defende que decisão definitiva sobre suspensão do X seja tomada em plenário
Um funcionário do alto escalão de Joe Biden disse que os EUA estão comprometidos em garantir que as tecnologias de IA respeitem os direitos humanos e os valores democráticos, segundo informou o portal O Globo.
REDES SOCIAIS