Operação da Polícia Federal investiga incêndios criminosos na região do Pantanal nesta sexta (20)
Expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, sete mandados de busca e apreensão são cumpridos pelas autoridades
20/09/2024 11h27
A Polícia Federal (PF) deflagra uma operação em combate a crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras da União em Corumbá (MS), na região do Pantanal, nesta sexta-feira (20).
Batizada de Prometeu, a ação identificou uma área de 6.419 hectares sendo ocupada irregularmente para a criação de gado, causando danos de mais de R$ 220 milhões pelo grupo investigado por suspeita de atear fogo na região para exercer a atividade pecuária.
Os dados coletados ainda indicam que a área também estava sendo alvo de grilagem, isto é, apossamento de terras mediante falsos títulos de propriedade.
Leia também: Detran-SP: leilão de veículos cona com Civic mais barato que iPhone
Os investigados podem responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
Ao todo, sete mandados de busca e apreensão são cumpridos pela PF. Eles foram expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) do Mato Grosso do Sul.
A operação policial recebeu o nome de Prometeu em referência ao personagem da mitologia grega, que roubou o fogo dos deuses gregos e entregou à humanidade fazendo mau uso das chamas, e por isso foi castigado por Zeus, deus da mitologia grega.
REDES SOCIAIS