Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

As primeiras doses da Abrysvo, vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), já estão disponíveis em clínicas e centros privados de vacinação no Brasil. O VSR é o principal causador de complicações respiratórias agudas na infância.

O vírus sincicial respiratório é um dos principais causadores da bronquiolite, uma infecção viral que atinge os bronquíolos, responsáveis por conduzir o ar aos pulmões. Quando inflamados, podem provocar falta de ar e dificuldade respiratória.

Leia mais: Menos da metade dos adolescentes que se vacinaram contra dengue completaram imunização

O imunizante foi desenvolvido pela Pfizer e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano. Esta é a única vacina aprovada e indicada para a proteção de idosos e bebês, visto que ambos são os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus.

Segundo informações do jornal O Globo, a imunização de bebês ocorre por meio da mãe, com a aplicação da vacina entre a 24ª e a 36ª semana de gestação, em dose única. A vacinação proporciona uma resposta imune contra infecções respiratórias causadas pelo VSR em bebês de até seis meses de idade.

Leia mais: Pantanal e Amazônia enfrentam os piores incêndios em quase 20 anos, avalia observatório europeu

"Quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos produzidos por ela atravessam a placenta, fortalecendo o organismo do bebê, cujo sistema imunológico ainda está em desenvolvimento", explicou Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer.

Sendo considerados grupo de risco, os idosos podem ter infecções agravadas pelo VSR, especialmente em casos de comorbidades como cardiopatias, pneumopatias e diabetes. Por isso, a partir dos 60 anos, a vacina também é administrada em dose única.

Leia mais: Número de mortos no Líbano após bombardeios de Israel sobe para 356; 1.246 pessoas ficaram feridas

Estudos comprovaram a eficácia da vacina com base nos resultados apresentados: cerca de 82% de prevenção contra formas graves da doença em crianças de até três meses de idade, e 69% para bebês de até seis meses. Nos idosos, a eficácia foi de 85,7% contra casos graves.

A vacina contra o VSR pode ser encontrada com preços que variam de R$ 1.740 a R$ 1.760, incluindo a aplicação em domicílio, em clínicas privadas na cidade de São Paulo. A Pfizer entrou com um pedido para a incorporação da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para aplicação nos postos de saúde. O pedido está em análise pelo Ministério da Saúde.