O avião que irá repatriar brasileiros no Líbano decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 0h47 desta quarta-feira (2).
Com destino a Beirute, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30, fará uma escala em Lisboa, Portugal. Lá, ficará de prontidão até que receba autorização para seguir viagem, dependendo de questões diplomáticas internacionais e de segurança.
A previsão é que, neste primeiro voo, 220 brasileiros sejam retirados do território libanês. A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. Segundo o G1, uma fonte do Itamaraty informou que cerca de três mil cidadãos demonstram interesse em retornar ao Brasil.
Leia também: +Milionária pode pagar R$ 13 milhões no sorteio desta quarta-feira (2)
Num primeiro momento, os representantes do Itamaraty insistem que aqueles que têm capacidade financeira tentem embarcar em voos comerciais, e quem não puder sair por conta própria, deve entrar na lista do Governo Federal.
A decisão por uma missão oficial foi tomada após uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do chanceler Mauro Vieira.
Nos últimos dias, o Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah. Os ataques têm atingido também civis, e inclusive, dois cidadãos brasileiros já morreram desde a intensificação dos ataques a partir do dia 20 de setembro. Em 2006, quando ocorreu a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, em torno de três mil brasileiros deixaram o território.
Leia também: Moraes determina desbloqueio de contas bancárias e ativos do X
REDES SOCIAIS