Notícias

Governo do Irã diz que ação contra Israel está concluída se não houver retaliação

Segundo Abbas Araqchi, país exerceu direito de autodefesa ao lançar 200 mísseis na terça-feira (1º)


02/10/2024 10h05

Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, afirmou nesta quarta-feira (2) que o país exerceu o direito de autodefesa ao lançar 200 mísseis contra o território israelense na terça-feira (1º).

Em uma publicação no X, ele diz que a ação promovida por eles chegou ao fim, a menos que haja retaliação. A informação é da agência Reuters.

"Nossa ação está concluída, a menos que o regime israelense decida provocar nova retaliação. Nesse cenário, nossa resposta será mais forte e poderosa", esclarece.

Leia também: Avião da FAB que irá repatriar brasileiros no Líbano decola do Rio de Janeiro com destino a Beirute

O lançamento dos mísseis se deu em resposta às mortes de líderes do Hezbollah, grupo extremista apoiado pelo Irã. Projéteis cruzaram os céus de cidades importantes, como Tel Aviv e Jerusalém, no entanto, boa parte do ataque foi interceptada pelos sistemas de defesa de Israel.

Na publicação, o ministro ainda declara que os Estados Unidos foram avisados para não interferirem: "Após essa resposta, um aviso foi transmitido via Suíça, informando os americanos que era nosso direito à autodefesa e que não pretendemos continuar (o ataque)”.

O ministério das Relações Exteriores do Irã já havia solicitado anteriormente ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que se reúne nesta quarta-feira (2) para tratar da escalada do conflito, que tomasse "ações significativas" para prevenir ameaças à paz e à segurança regional.

Após o ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou a ação iraniana como um "grande erro" e afirmou que eles irão "pagar".

Leia também: Ataque terrorista nos arredores de Tel Aviv, em Israel, deixa oito mortos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião da FAB que irá repatriar brasileiros no Líbano decola do Rio de Janeiro com destino a Beirute

+Milionária pode pagar R$ 13 milhões no sorteio desta quarta-feira (2)

Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 45 milhões; veja dezenas sorteadas

Agência Moody's eleva nota de crédito do Brasil

Moraes determina desbloqueio de contas bancárias e ativos do X