Terceiro voo de repatriação decola do Líbano com 218 passageiros
O ministro Mauro Vieira mantém conversas frequentes com os chanceleres do Líbano e de países vizinhos, com o objetivo de organizar o resgate com segurança
09/10/2024 20h06
O terceiro voo de repatriação de brasileiros decolou do Líbano na tarde desta quarta-feira (9), partindo de Beirute a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão de pouso em Guarulhos é às 7h30 (horário de Brasília) da manhã desta quinta-feira (10).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave partiu com 218 passageiros, sendo 11 crianças de colo e cinco animais domésticos. No trajeto até o Brasil, haverá uma parada em Lisboa, Portugal.
Leia mais: Mauro Vieira diz que cerca de 7 mil brasileiros demonstraram desejo em deixar o Líbano
Com a conclusão da terceira fase da Operação Raízes do Cedro, o país terá repatriado 674 brasileiros e familiares, além de 11 animais domésticos. Toda a operação de resgate envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute, além da ação operacional da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além do resgate, a aeronave levou ao Líbano a segunda doação brasileira de insumos estratégicos em saúde, composta por 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis. Também transportou sete toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Leia mais: Defesa Civil de SP alerta para chuva forte e rajada de vento
O governo brasileiro reafirma o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que possuem condições e recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.
REDES SOCIAIS