O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou nesta quarta-feira (9) que cerca de 7 mil brasileiros manifestaram o desejo de deixar o Líbano e serem repatriados, após o governo brasileiro emitir um alerta sobre uma possível intensificação no conflito entre Israel e Hezbollah.
Mauro Vieira participou de uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde abordou temas da agenda política externa brasileira e a operação de repatriação de brasileiros no Líbano.
Leia mais: Joyce Ribeiro é nomeada Embaixadora de Ribeira Grande de Santiago no Brasil
“Há alguns meses, começamos a alertar a população, por meio da embaixada, sobre as dificuldades que poderiam surgir com a expansão do conflito da Palestina para os países vizinhos. Aproximadamente 7 mil pessoas manifestaram interesse em sair”, disse o ministro durante o programa.
Contudo, o ministro ressaltou que esse número não é definitivo e não significa que todas essas pessoas conseguirão deixar o país, pois o processo de repatriação depende de diversos fatores. A projeção mais concreta da embaixada estima que aproximadamente 3 mil pessoas serão repatriadas.
Leia mais: Shopping Granja Vianna promove campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro
As operações de resgate no Líbano devem ser maiores do que a realizada em Gaza em 2023, segundo Vieira. Naquela ocasião, o governo resgatou cerca de 1.560 cidadãos da Faixa de Gaza. Até o momento, as duas operações de resgate realizadas no Líbano resgataram 456 pessoas e seis animais de estimação, em dois voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
REDES SOCIAIS