Notícias

Aneel diz que vai intimar Enel por novo apagão em SP

Cerca de 1,45 milhão consumidores ainda ainda estão sem luz


12/10/2024 18h14

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou neste sábado (12) que vai intimar a Enel, distribuidora de energia elétrica em São Paulo, para apresentar justificativas para o novo apagão na cidade.

Segundo a Aneel, a resposta da Enel para garantir a retomada da energia na região está "aquém de suas obrigações com o nível de serviço desejado e com a expectativa de seus consumidores".

Leia mais: Mais de 1,4 milhão de clientes da Enel ainda estão sem energia após temporal em SP

Ainda segundo a nota da Agência, a proposta será analisada pela diretoria colegiada e caso a empresa não apresente “solução satisfatória e imediata da prestação do serviço” será instaurado processo de recomendação da caducidade da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia (MME).

"É inadmissível, que após 1 ano, a população de São Paulo tenha que experimentar mais uma vez demora no restabelecimento do serviço e falta de comunicação da empresa com seus consumidores", disse a agência.

Consumidores sem energia

Mais de 1,4 milhão de clientes da Enel seguem sem luz após o temporal que atingiu o estado na noite desta sexta-feira (11).

Segundo a companhia, por volta das 20h de ontem, a forte chuva afetou o fornecimento a 2,1 milhões de clientes. Cerca de 500 mil já tiveram o serviço restabelecido.

O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, disse neste sábado (12) que a companhia não tem prazo para retomada total do fornecimento de energia na Grande SP.

Segundo Lencastre, a companhia não quer colocar “expectativa” nos consumidores.

"Não é questão de não saber e não passar. E não quero colocar uma expectativa que seja frustrada. (...) A gente tem consciência do transtorno causado por eventos como esse e sabemos da nossa responsabilidade. Vamos trabalhar de forma incansável para reconectar todos os nossos clientes", declarou.

Em um comunicado divulgado na manhã deste sábado, a Enel afirmou que mais de 800 equipes estão trabalhando para a retomada da energia nos bairros afetados.

Ao todo, foram fornecidos 500 geradores para pontos considerados críticos. A companhia também afirmou que conta com dois helicópteros percorrendo locais de difícil acesso.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarto voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega a São Paulo

Mais de 1,4 milhão de clientes da Enel ainda estão sem energia após temporal em SP

Polícia Federal vai investigar caso de pacientes infectados após transplantes no Rio

Lula participa do Círio de Nazaré, em Belém

Papa Francisco envia mensagem ao Brasil no Dia de Nossa Senhora Aparecida