Coreia do Norte explode rodovias para cortar ligação com os vizinhos do Sul
A Coreia do Sul condenou veementemente a ação, chamando-a de um ato "extremamente anormal" que viola os acordos
15/10/2024 14h29
A Coreia do Norte explodiu trechos de duas das principais estradas que ligam o país à Coreia do Sul, em ações dentro de seu próprio território, menos de uma semana depois de anunciar que iria bloquear permanentemente sua fronteira.
Leia mais: Prejuízos do apagão em São Paulo chegam a R$ 1,65 bilhão, segundo Fecomércio-SP
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que Pyongyang detonou bombas no norte da fronteira, em direções leste e oeste, por volta do meio-dia desta terça-feira (00h em Brasília).
Imagens divulgadas pelos militares sul-coreanos mostraram fumaça saindo das estradas após uma explosão, com tropas norte-coreanas monitorando as operações nas proximidades.
A Coreia do Sul condenou veementemente a ação, chamando-a de um ato "extremamente anormal" que viola acordos inter-coreanos. As estradas foram construídas como um projeto cooperativo entre as duas Coreias, com Seul fornecendo materiais e equipamentos para a construção.
Embora as estradas e ferrovias entre as duas Coreias estejam fechadas há anos, sua destruição envia uma mensagem clara de que o líder Kim Jong-un não está disposto a negociar com o Sul.
Leia também: Cerca de 250 mil imóveis seguem sem energia elétrica em cidades da Grande São Paulo, diz Enel
REDES SOCIAIS