Notícias

Ucrânia não será tema do Brics, diz chanceler Mauro Vieira

Ele substituirá o presidente Lula, que optou por não viajar por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico


21/10/2024 15h14

O ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, afirmou que a guerra na Ucrânia não será pauta da reunião do Brics em Kazan, na Rússia.

Vieira chegou na manhã desta segunda-feira (21) a Kazan para chefiar a delegação brasileira na cúpula do Brics, que acontecerá entre terça (22) e quinta-feira (24). Ao desembarcar, foi questionado por jornalistas se a situação na Ucrânia seria debatida nesta edição do encontro.

Leia mais: Brasil será contra a inclusão da Venezuela no Brics, sinaliza Lula

“Aqui nos Brics, o tema é a cooperação entre os membros”, respondeu o chanceler. Segundo ele, a agenda está focada no fortalecimento das parcerias entre os países do bloco, que inclui a Rússia, em guerra com a Ucrânia desde fevereiro de 2022.

O ministro explicou que um dos principais temas da reunião será a expansão do grupo, com cerca de 30 países demonstrando interesse em se juntar ao grupo. Originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics passou a contar, desde o início deste ano, com novos membros como Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. Esta será a primeira reunião com a participação dos novos integrantes.

Leia mais: Após queda no fim de semana, agenda de Lula não apresenta compromissos oficiais nesta segunda (21)

Questionado sobre a possível entrada da Venezuela no Brics, Vieira afirmou que “todos os países candidatos têm chance”. Além da Venezuela, países como Nicarágua, Bolívia, Cuba, Turquia, Nigéria, Marrocos e Argélia também demonstraram interesse em se juntar ao bloco.

Segundo informações do g1, o Itamaraty informou que a cúpula em Kazan também discutirá outros assuntos, como a crise no Oriente Médio, cooperação política e financeira, o progresso do Novo Banco de Desenvolvimento (conhecido como Banco do Brics) e as atividades do Conselho Empresarial do Brics.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia não será tema do Brics, diz chanceler Mauro Vieira

ViaMobilidade terá trem expresso para chegar ao GP São Paulo de Fórmula 1

Brasil será contra a inclusão da Venezuela no Brics, sinaliza Lula

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais após mais de cinco meses

Opinião fala sobre o impacto do bullying e cyberbullying na vida dos jovens nesta sexta-feira (25)