Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Pexels
Reprodução/ Pexels

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) solicitou, na segunda-feira (21), que a rede social X (antigo Twitter) dê explicações sobre as alterações realizadas nos termos de uso da plataforma.

De acordo com as mudanças anunciadas, a partir de 15 de novembro, todo o conteúdo publicado na rede, bem como os dados dos usuários, será utilizado para treinar modelos de Inteligência Artificial (IA), como o “Grok”, desenvolvido pela própria empresa, segundo informações divulgadas pela CNN.

Leia mais: Sétimo voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega a São Paulo

Segundo o novo texto da seção “seus direitos e concessão de direitos sobre o conteúdo”, a plataforma terá permissão para utilizar as publicações dos usuários em tempo real no treinamento de suas IA.

A ANPD não informou o prazo para que a X responda à convocação. No entanto, a ausência de resposta, de acordo com a agência, pode configurar obstrução à fiscalização, o que é definido como uma “infração grave”.

Leia mais: Ministério da Agricultura proíbe a venda de 12 marcas de azeite

Esta não é a primeira vez que a ANPD solicita que uma rede social preste esclarecimentos sobre o uso de dados para o treinamento de IA. Em julho, a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, também foi convocada a se explicar.

Na ocasião, isso resultou na suspensão temporária do uso de dados de usuários brasileiros até que novas opções de consentimento fossem incluídas.