PF faz operação contra queimadas no Amazonas que causaram dano de R$ 138 milhões
A operação cumpre 10 mandados judiciais expedidos pela 7ª Vara Federal da Justiça Federal do Amazonas
23/10/2024 18h55
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (23) uma operação contra uma rede criminosa envolvida em crimes ambientais na região sul do estado do Amazonas.
A Operação Dracarys tem como objetivo investigar crimes de desmatamento ilegal, provocação de incêndios e impedimento da regeneração da vegetação. A ação foi realizada em Campinas, São Paulo, e nas cidades de Boca do Acre e Pauini, no Amazonas.
Leia mais: Defesa Civil de SP alerta para rajadas de vento entre quinta (24) e sexta-feira (25)
De acordo com a PF, as investigações revelaram o desmatamento de mais de 1,6 mil hectares de floresta nativa, além de queimadas que atingiram mais de 2,3 mil hectares, causando danos ambientais estimados em aproximadamente R$ 138 milhões, conforme avaliação técnica-pericial da Polícia Federal.
O trabalho de análise de imagens de satélite, capturadas durante o período de monitoramento, revelou que as queimadas na área devastada contribuíram para a formação de densas nuvens de fumaça, afetando a qualidade do ar em amplas regiões da Amazônia.
Leia mais: Aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, é evacuado por duas horas após relato de veículo suspeito
O líder do esquema criminoso, apontado como o principal financiador e articulador das operações ilegais, reside em um condomínio de luxo em Campinas, São Paulo. Ele foi conduzido à Delegacia da PF em Campinas. Na cidade, também foram cumpridos outros três mandados de busca.
REDES SOCIAIS