Irã diz que 'usará todas as ferramentas’ para responder a ataque de Israel no último fim de semana
Escalada de tensões e agressões sem precedentes entre os dois lados dura meses
28/10/2024 12h29
O Irã "usará todas as ferramentas disponíveis" para responder ao bombardeio promovido por Israel no último fim de semana, segundo Esmaeil Baghaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (28). "(O Irã) usará todas as ferramentas disponíveis para entregar uma resposta definitiva e eficaz ao regime sionista (Israel)", afirma em declaração televisionada.
Na noite de sexta-feira (25), no Brasil, as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram três ondas de ataques aéreos contra o Irã, que teriam sido, segundo autoridades, "precisos e direcionados" contra alvos militares.
Leia também: Linha 2-Verde do Metrô de SP opera com velocidade reduzida na manhã desta segunda (28)
Ao anunciar a ação, inclusive, o Estado de Israel destacou que estava exercendo o direito de se defender: "Como qualquer outro país soberano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder [...] O ataque foi realizado em resposta aos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses. A missão de retaliação foi concluída com sucesso", esclarecem.
O Irã, por sua vez, minimizou a ação, dizendo que causou apenas "danos limitados", com a morte confirmada de quatro soldados iranianos.
No momento, os dois lados estão em uma escalada de tensões e agressões sem precedentes, em um ciclo de retaliações mútuas que já dura meses. O Irã apoia o Hezbollah, que está envolvido em intensos combates com as forças israelenses no Líbano, e também o grupo terrorista palestino Hamas, que trava uma guerra contra Israel na Faixa de Gaza.
Leia também: “Talvez seja meu último voto”, diz Mujica durante as eleições no Uruguai
REDES SOCIAIS