Notícias

Polícia Federal prende financiadores do garimpo na Terra Indígena Yanomami

Durante a ação, foram encontrados um carregamento de suprimentos e equipamentos destinados ao garimpo que resultou na prisão em flagrante da responsável pelo imóvel


02/11/2024 11h40

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na prisão de duas pessoas envolvidas no comando de uma organização criminosa dedicada ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, às margens do Rio Uraricoera.

Leia mais: Licenciamento 2024 chega às placas com o final 9 em novembro no estado de SP

Além dos mandados de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis situados nos municípios de Boa Vista e em Alto Alegre/RR, bem como o sequestro de bens móveis, imóveis e valores.

Durante a ação, foram encontrados um carregamento de suprimentos e equipamentos destinados ao garimpo que resultou na prisão em flagrante da responsável pelo imóvel.

As investigações revelaram o possível uso de mercenários armados na defesa dos garimpos ilegais, revelando a estrutura e periculosidade da referida organização criminosa. Além disso, estima-se que a atuação do grupo tenha causado impactos socioambientais avaliados em mais de R$ 295 milhões além da extração ilegal de aproximadamente 229 kg de ouro, avaliados em R$ 68.926.710,00 (valores atuais).

Os investigados responderão pelos possíveis crimes de usurpação de bens da União, extração ilegal de recursos minerais, organização criminosa, lavagem de dinheiro, porte e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e crimes contra a fauna.

Leia também: Jovem leva veneno contra formigas para escola em Chapecó, e 14 pessoas são levadas para UPA

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após ataques em instalações militares, líder do Irã promete resposta a Israel e aos EUA

Jovem leva veneno contra formigas para escola em Chapecó, e 14 pessoas são levadas para UPA

Governo da Espanha mobiliza mais 5 mil soldados para ajudar Valência a se recuperar de enchente

STF retoma julgamento que pode culminar na prisão de ex-presidente Fernando Collor

Milionária: veja dezenas e trevos sorteados nesta sexta-feira (1°)