Notícias

Itamaraty confirma morte de bebê brasileira de 1 ano em ataque no Líbano

Conflito já resultou na morte de três brasileiros, todos menores de idade


04/11/2024 18h44

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou nesta segunda-feira (4) a morte de uma criança brasileira de 1 ano em um ataque de Israel ao Líbano, Beirute.

Em nota, o Itamaraty afirmou que a bebê Fatima Abbas, de 1 ano, morreu no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital, no último sábado (2).

O conflito no Líbano já resultou na morte de três brasileiros, todos menores de idade.

“Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, diz a nota.

Segundo a FAB, até esta segunda-feira (4) foram repatriados 2.072 passageiros e 24 pets. O décimo voo de repatriação pousou na manhã desta segunda em Beirute e deve chegar ao Brasil na manhã desta terça (5).

De acordo com o governo, a lista de passageiros resgatados prioriza idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.

Os passageiros são brasileiros, estrangeiros parentes de primeiro grau dos cidadãos e estrangeiros que foram transportados pela FAB a pedido dos governos dos seus respectivos países.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cerca de sete mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil. A comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 21 mil.

O governo reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos, que procurem deixar o território por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines. O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição, em caso de necessidade: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

Localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, o país tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah. No entanto, os ataques também têm atingido civis, inclusive, dois brasileiros já morreram desde a intensificação dos combates no dia 20 de setembro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, aos 88 anos

Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

ANPD abre processo contra o TikTok por suspeita de violação de dados de crianças e adolescentes

Nova série do Café Filosófico sobre Feminismos estreia na TV Cultura em novembro

Após chuvas, voos são desviados e cancelados no Aeroporto de Barcelona