X apresenta queda na média de acessos em relação ao período anterior ao bloqueio
Levantamento foi feito pela consultoria Bites, de análise de dados, a pedido do jornal O Globo
04/11/2024 21h06
Quase um mês depois de voltar a funcionar no Brasil, a rede social X, antigo Twitter, ainda não retomou o número habitual de acessos.
Segundo levantamento feito pela consultoria Bites, de análise de dados, a pedido do jornal O Globo, a rede social atualmente tem pouco mais de seis milhões de visitas por dia. Antes de entrar na mira do Supremo Tribunal Federal, a plataforma mobilizava, em média, mais de oito milhões de visitas diárias no Brasil.
O site do bilionário Elon Musk ficou fora do ar no país por 39 dias, por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. A plataforma só foi desbloqueada no início do mês passado, depois de pagar R$ 18 milhões em multas, indicar um representante legal no país e bloquear perfis investigados por conteúdos antidemocráticos.
Leia também: ANPD abre processo contra o TikTok por suspeita de violação de dados de crianças e adolescentes
"Acredito que ele (X) está voltando aos poucos. Hoje está no patamar de 80% do que era, mas também, nesse intervalo, muita gente foi para outras plataformas e ficaram por lá”, comenta Manoel Fernandes, diretor da consultoria Bites.
Além da saída natural de usuários por conta de um bloqueio no acesso, há ainda outra explicação para a perda de usuários, e ela passa pela política. Analistas de dados perceberam que em países polarizados, como o Brasil, o discurso alinhado à direita ganhou terreno, e a esquerda passou a procurar outros espaços para se posicionar.
Desde que comprou a rede social, em 2022, Elon Musk passou a apoiar declaradamente Donald Trump na corrida à Casa Branca. Além de perder US$ 35 bilhões em valor de mercado, só nos Estados Unidos, o X perdeu um quinto dos usuários.
Leia também: Após chuvas, voos são desviados e cancelados no Aeroporto de Barcelona
REDES SOCIAIS