Notícias

“O mundo amanheceu mais tenso”, diz Haddad sobre vitória de Trump nos EUA

Após quatro anos fora do cargo, Donald Trump retornará à Casa Branca em 2025


06/11/2024 13h09

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (6), que o dia "amanheceu mais tenso" com a vitória do candidato republicano Donald Trump para Presidência dos Estados Unidos.

"Na campanha foram ditas muitas coisas que causam a apreensão não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Causam apreensão nos mercados emergentes, causam apreensão nos países endividados, na Europa. Então, o dia amanheceu, no mundo, mais tenso em função do que foi dito na campanha", afirmou o ministro.

Leia mais: Lula parabeniza Donald Trump por vitória nos EUA e destaca importância da democracia

"Mas entre o que foi dito, e o que vai ser feito — pois isso já aconteceu no passado — as coisas às vezes não se traduzem da maneira como foram anunciadas, e o discursos pós-vitória oficiosa, não é oficial ainda, mas após os primeiros resultados, já é um discurso mais moderado do que o da campanha", completou.

Haddad também foi questionado sobre o impacto da vitória de Trump nas eleições presidenciais brasileiras de 2026.

“Não tem um casamento de eleições entre o Brasil e os Estados Unidos, não se dá assim. Não tem um ‘automatismo’. Existe um fenômeno crescente da extrema direita no mundo. Mas isso não é de agora, né? Isso vem desde 2016. O importante é a democracia continuar resistindo”, afirmou.

Lula parabenizou Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6).

Em uma mensagem no X, o antigo Twitter, o petista destaca a importância da democracia e reforça o desejo de cooperação entre os países: "A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo".

Eleições nos EUA

Após quatro anos fora do cargo, Donald Trump, 78, retorna à Casa Branca em 2025.

Projeções da Associated Press (AP) e da CNN divulgadas nesta quarta-feira (6) apontam a vitória do político na eleição presidencial dos Estados Unidos contra a atual vice-presidente Kamala Harris.

O bilionário superou a adversária ao conquistar a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Até o momento, ele garantiu 277, dos 270 necessários, enquanto Harris, 224. A vitória foi garantida após ganhar em Wisconsin.

Quem é Donald Trump?

Líder do Partido Republicano, foi o 45º presidente do país, entre os anos de 2017 e 2021.

O empresário nova-iorquino tem uma biografia recheada de episódios marcantes, que vão da vida empresarial à TV, dos problemas de disciplina na escola até se tornar um dos líderes políticos mais importantes do mundo.

Trump nasceu em 14 de junho de 1946, no coração da movimentada Nova York, sendo o segundo de cinco filhos do casal Fred Trump e Mary MacLeod.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O mundo amanheceu mais tenso”, diz Haddad sobre vitória de Trump nos EUA

Dólar dispara com vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA

Com tempo abafado, cidade de São Paulo pode registrar pancadas de chuva na tarde desta quarta (6)

Elon Musk comemora vitória de Donald Trump: 'Futuro será fantástico'

Donald Trump é o presidente mais velho eleito nos Estados Unidos