Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A última Superlua do ano vai acontecer nesta sexta-feira (15). O fenômeno vai ocorrer precisamente às 18h28 (horário de Brasília), segundo o Observatório Nacional, órgão do governo federal que realiza pesquisas em astronomia.

O fenômeno da Superlua faz com que Lua apareça maior e mais brilhante do que o normal. Isso acontece quando ela coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu).

Leia mais: Unesp 2025: primeira fase do vestibular acontece nesta sexta-feira (15)

Embora amplamente utilizado, o termo não possui uma base científica. Ele foi dado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, e se popularizou ao longo das décadas. A Superlua acontece de três a quatro vezes por ano.

Ao todo, neste ano a população observou outras duas Superluas, uma em agosto e outra em setembro.

Para observá-lo, não é necessário qualquer equipamento. Se o céu estiver limpo, é mais simples observar. Basta olhar para a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo, e encontrar a Lua próxima ao horizonte.

Nesta sexta, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância da Terra. Em dias comuns, a Lua está a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta.