“Não conversei com Silvio Almeida": Macaé Evaristo revela como recebeu o Ministério dos Direitos Humanos
No Roda Viva, ministra alegou que não foi procurada pelo ex-número um da pasta, exonerado após acusações de assédio
18/11/2024 23h02
Na semana em que o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (18) Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Durante o programa, a ministra alega que não falou com seu antecessor, Silvio Almeida, que foi exonerado do cargo após o surgimento de acusações de assédio sexual contra ele.
“Não conversei com o ministro Silvio Almeida. Eu estou respeitando muito o tempo dele e das pessoas envolvidas. Ele não me procurou e eu também, respeitando isso, não o procurei”, afirma.
Macaé, que assumiu o cargo em setembro, diz que não fez grandes mudanças estruturais na pasta e alerta para a necessidade de ampliação dos funcionários.
“Não havia Ministério dos Direitos Humanos (no governo Bolsonaro). Ele havia sido esfacelado (...) o ministério está sendo reconstituído. Nós ainda temos um problema muito grave que é quadro de pessoal, porque nós temos um quadro de pessoal ainda muito pequeno para o tamanho da demanda do ministério”, comenta.
Segundo a ministra, novas pessoas devem ser incorporadas ao ministério via Concurso Nacional.
Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e professora Bianca Santana; Fayda Belo, advogada especialista em crimes de gênero e direito antidiscriminatório; Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha de S. Paulo; Eduardo Gonçalves, repórter do jornal O Globo em Brasília; e a jornalista Helen Braun.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS