Notícias

"É preciso ampliar o orçamento do Ministério dos Direitos Humanos", afirma Macaé Evaristo

No Roda Viva, ministra disse que luta por um aumento de investimento na pasta


18/11/2024 23h51

Na semana em que o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (18) Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Durante o programa, a ministra afirma que a pasta, alvo de uma redução no orçamento de mais de 37% em relação a 2023, precisa de mais investimento.

Nós ainda não conseguimos uma reconstituição no orçamento, mas eu falei que nós estamos lutando muito para fazer isso. Parece uma contradição, porque o governo está falando em corte de gastos e a gente está falando que precisa ampliar o orçamento do Ministério dos Direitos Humanos, mas tem algumas ações que são muito importantes e precisam ser fortalecidas”, diz.

Macaé cita políticas voltadas para a população de rua, principalmente na questão da moradia popular, como justificativa para a restituição do orçamento da pasta.

A população em situação de rua cresceu muito no país, e a gente precisa aportar aos municípios para que eles possam estruturar melhor suas políticas de apoio à essa população”, completa.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e professora Bianca Santana; Fayda Belo, advogada especialista em crimes de gênero e direito antidiscriminatório; Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha de S. Paulo; Eduardo Gonçalves, repórter do jornal O Globo em Brasília; e a jornalista Helen Braun.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Roda Viva, Macaé Evaristo diz ser 'totalmente a favor' de fim da jornada 6 x 1

“Tudo o que estava associado à história negra, à cultura negra, foi demonizado”, afirma a ministra Macaé Evaristo

Ministra dos Direitos Humanos aponta o que pode ser feito para diminuir população em situação de rua

No Roda Viva, Macaé Evaristo afirma que é preciso reduzir as desigualdades sociais enfrentadas por mulheres negras

“Não conversei com Silvio Almeida": Macaé Evaristo revela como recebeu o Ministério dos Direitos Humanos