Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), começa a operar em todo o território nacional a partir desta segunda-feira (2).

A novidade foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) na última terça-feira (26).

Atualmente, 770 cidades contam com o 5G puro, que beneficia 35 milhões de usuários com velocidade média superior a 300 Mbps, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.

Leia também: Joe Biden concede “perdão completo e incondicional” ao filho após dizer que não o faria

Agora, com a liberação da faixa nos últimos 190 municípios, todos terão a possibilidade de acessar essa tecnologia. No entanto, o edital do leilão do 5G, realizado em 2021, estabelece que as empresas devem ativar a tecnologia em todas as localidades até o final de 2029.

Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais.

Conforme a Anatel, é possível consultar nos dashboards do painel de dados da agência as informações sobre municípios com a faixa de 3,5 GHz já liberada, cidades, bairros, quantidade de estações licenciadas para 5G standalone e aparelhos celulares certificados para uso da tecnologia.

Leia também: Fotógrafo brasileiro desaparece na França após viagem de trabalho e férias em Paris