Após cirurgia, Lula se encontra bem, conversando e se alimentando normalmente, informam médicos
Presidente foi submetido a um procedimento cirúrgico em São Paulo para drenagem de um hematoma na cabeça
10/12/2024 10h19
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (10), a equipe médica que operou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o político está bem, conversa e se alimenta normalmente.
Segundo os médicos, o petista, que apresenta as funções neurológicas preservadas, não ficará com nenhuma sequela. Lula foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma na cabeça no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Leia também: Renúncia à presidência da Síria foi ‘decisão pessoal’ de Bashar al-Assad, diz Kremlin
A necessidade da cirurgia teria sido constatada após ele passar mal em Brasília e realizar um exame de imagem depois de sentir dores de cabeça ao longo do dia.
"O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente e se alimentando”.
De acordo com Roberto Kalil, Lula deve seguir em observação nos próximos dias, com retorno a Brasília previsto apenas no começo da próxima semana. Por ordem médica, ele está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até ficar completamente recuperado.
O político sofreu um acidente doméstico no mês de outubro ao cair no banheiro do Palácio do Planalto. Na época, ele deu entrada no hospital com um "ferimento corto-contuso em região occipital" – ou seja, um corte na região da nuca, onde levou cinco pontos.
Os médicos avaliaram que o caso não era grave e que ele poderia retornar para casa após o curativo, sem necessidade de internação. Mas, por precaução, ele foi orientado para que não fizesse viagens de longa duração por um período.
Assista a coletiva de imprensa:
REDES SOCIAIS