O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12). A informação foi divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês.
Segundo o boletim médico desta quarta-feira (11), o presidente vai realizar uma “embolização das artérias meníngeas”. O procedimento tem como objetivo evitar novo sangramento na região do cérebro.
Leia mais: Financiamento de veículos cresce 12,4% no mês de novembro, aponta B3
A operação é um complemento da cirurgia de emergência que Lula realizou na madrugada da terça-feira (10) para drenar um hematoma no cérebro.
De acordo com a atualização de hoje, Lula passou o dia bem, sem intercorrências. Ele realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
O presidente foi internado às pressas na noite de segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
No local, o político foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma. Logo após a operação, os médicos disseram que ele não ficará com nenhuma sequela, e as funções neurológicas dele estão preservadas.
A necessidade da cirurgia teria sido constatada após o presidente passar mal em Brasília e realizar um exame de imagem depois de sentir dores de cabeça ao longo do dia, ainda na unidade do hospital da capital federal.
Lula sofreu um acidente doméstico no mês de outubro ao cair no banheiro do Palácio do Planalto. Na época, ele deu entrada no hospital com um "ferimento corto-contuso em região occipital" – ou seja, um corte na região da nuca, onde levou cinco pontos.
Veja o boletim desta quarta-feira (11):
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sirio- Libanês, em São Paulo.
Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.
Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso Diretor de Governança Clínica
Dr. Álvaro Sarkis
REDES SOCIAIS