Notícias

PF realiza operação contra assessores dos deputados Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante

Investigação aponta desvios de cota parlamentar e uso de contratos falsos com locadoras de veículos


19/12/2024 10h00

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (19) seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos assessores dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

A operação, batizada de "Rent a Car", investiga um esquema de desvio de recursos de cotas parlamentares por meio de contratações irregulares com empresas de locação de veículos.

Autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ação ocorreu no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em Tocantins. Os nomes dos assessores investigados não foram divulgados.

Leia também: Prazo para diplomação de prefeitos e vereadores eleitos termina nesta quinta-feira (19)

De acordo com a PF, agentes públicos e empresários teriam firmado acordos fraudulentos para o desvio de dinheiro público. Entre as práticas identificadas está o "smurfing", técnica que divide quantias irregulares em pequenos depósitos sucessivos para evitar detecção pelos órgãos de controle.

As investigações também apuram possível conexão entre os assessores e uma empresa envolvida em fraudes licitatórias no Amazonas. Não houve confirmação oficial sobre a participação dos deputados no esquema, mas Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante fazem parte da legenda com a maior bancada na Câmara dos Deputados, o Partido Liberal (PL).

Jordy, que foi candidato à prefeitura de Niterói nas eleições municipais deste ano, representa o Rio de Janeiro Cavalcante, ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, está prestes a assumir a liderança da bancada do PL em 2025.

Leia mais: Em São Paulo, Lula passa por novos exames pós-operatórios nesta quinta-feira (19)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para diplomação de prefeitos e vereadores eleitos termina nesta quinta-feira (19)

Em São Paulo, Lula passa por novos exames pós-operatórios nesta quinta-feira (19)

Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 8 nesta quinta (19)

+Milionária: nenhuma aposta acerta combinação e prêmio acumula em R$ 29,5 milhões

Em dois anos, SP alcança marca de 6,2 mil leitos abertos e reativados; número equivale a 30 hospitais