Notícias

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

Brasil ocupará a presidência do bloco até o final de 2025


06/01/2025 19h00

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira (6) a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do Brics, bloco presidido pelo Brasil em 2025. O Brasil ocupará o cargo até o final de 2025.

A adesão da Indonésia foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país.

Leia mais: Congresso dos EUA confirma vitória eleitoral de Donald Trump

“Os países do BRICS, por consenso, aprovaram a entrada da Indonésia no agrupamento, em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados em Joanesburgo”, diz a nota do governo brasileiro.

De acordo com o governo brasileiro, a Indonésia afirmou que tinha interesse em entrar no grupo somente após a formação de um novo governo depois das eleições presidenciais de 2024.

O atual presidente, Prabowo Subianto, assumiu o cargo em outubro do ano passado, e aceitou a entrada.

No comunicado, o governo do Brasil falou sobre a potência econômica da Indonésia.

“O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no BRICS. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

O Brics foi originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2010, a África do Sul ingressou no bloco após ser convidada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mario Sergio Cortella é destaque no Arena dos Saberes desta quinta (9)

Congresso dos EUA confirma vitória eleitoral de Donald Trump

Novo RG tem prazo de validade diferente para cada faixa etária

Preço da gasolina sobe 10% nos postos em 2024, aponta ANP

Washington decreta estado de emergência em meio a nevasca histórica