Notícias

Donald Trump sugere anexar Canadá e diz que mudará nome do Golfo do México

Durante coletiva, o republicano ainda não descartou o uso de força militar para tomar o controle do Canal do Panamá ou da Groenlândia


07/01/2025 19h28

Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta terça-feira (7) que mudará o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. A declaração foi dada durante uma coletiva em Mar-a-Lago.

Ainda na fala, o republicano não descartou o uso de força militar para tomar o controle do Canal do Panamá ou da Groenlândia.

"Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para 'Golfo da América', que nome bonito! É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá", afirmou Trump.

O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba.

Leia também: Fuad Noman apresenta melhora e está lúcido, diz novo boletim médico

Operação da Polícia Civil apreende mais de oito mil celulares roubados na capital paulista

Trump voltou a falar que aplicará “tarifas pesadas” ao México e ao Canadá, alegando ser uma forma de recompensa ao alto fluxo de drogas que entram nos Estados Unidos.

Mais especificamente em relação ao Canadá, o presidente defendeu que o país seja incorporado aos Estados Unidos, se tornando o 51º estado norte-americano.

Canal do Panamá e Groenlândia

Donald Trump afirmou ter a intenção de tomar o controle durante seu governo. O canal é controlado pelo governo do Panamá há 25 anos, mas foi administrado pelos EUA até 1999.

"O Canal do Panamá foi construído para o Exército dos EUA. Ele é vital ao nosso país e está sendo operado pela China, e estão fazendo uma catástrofe. Dar o canal do Panamá ao Panamá foi um grande erro", afirmou o republicano.

Na mesma linha, Trump disse que vai considerar sanções econômicas à Dinamarca por conta da Groenlândia. O país europeu administra a ilha no Atlântico Norte, que Trump quer tomar para os EUA.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação da Polícia Civil apreende mais de oito mil celulares roubados na capital paulista

Fuad Noman apresenta melhora e está lúcido, diz novo boletim médico

Acidente de ônibus no Piauí deixa sete mortos e 19 feridos

Arrecadação federal fecha em R$ 209,21 bi em novembro

Preço dos imóveis residenciais no Brasil subiu quase 8% em 2024, diz estudo