Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X @blueorigin
Reprodução/X @blueorigin

A Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, lançou o primeiro voo orbital do foguete New Glenn na madrugada desta quinta-feira (16).

Previsto para às 3h (horário de Brasília), o lançamento ocorreu às 4h na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. A primeira tentativa, promovida na segunda-feira (13), foi cancelada devido ao acúmulo de gelo no sistema de combustível.

Na ocasião, centenas de funcionários se reuniram nas sedes em Kent, Washington, e na fábrica de foguetes no Cabo Canaveral, conforme mostrado pela transmissão ao vivo. Moradores da costa leste da Flórida aplaudiram de parques e acampamentos a vários quilômetros da plataforma de lançamento quando o foguete decolou.

A expectativa é de que a missão NG-1 tenha uma duração de cerca de seis horas. No 1º voo, um protótipo da Blue Ring, espaçonave da Blue Origin criada para ser uma plataforma de implantação de satélites no espaço, é transportado.

A parte inferior da nave, no entanto, deveria pousar a 1.000 km do local de lançamento, em uma base no Oceano Atlântico batizada de Jaclyn, em homenagem à mãe do bilionário, mas isso não ocorreu. A empresa não informou o que vai acontecer com as outras partes da nave que voltarão à Terra.

Leia também: Prefeitura de São Paulo inicia apreensão de mototáxis após suspensão judicial

A telemetria do propulsor — sistema que transmite dados em tempo real sobre o desempenho e o estado do propulsor (o motor do foguete) — também foi perdida minutos após a decolagem.

No entanto, Ariane Cornell, vice-presidente da Blue Origin, anunciou durante a madrugada que a segunda fase do foguete alcançou a órbita, atingindo um marco aguardado há muito tempo: "Nós cumprimos nosso objetivo número um, crítico e essencial: chegamos à órbita com segurança".

O lançamento marca a primeira viagem da Blue Origin à órbita terrestre desde que Bezos fundou a empresa, há 25 anos. Num voo orbital, a nave atinge velocidade suficiente para ficar por um tempo na órbita terrestre. Até hoje eram realizados apenas voos suborbitais, em que o veículo espacial sobe até um ponto e retorna em queda livre.

A New Glenn foi batizada em homenagem a John Glenn, primeiro astronauta americano a alcançar a órbita terrestre, em 1962. A nave foi projetada para ser reutilizável e transportar humanos, apesar deste não ter sido tripulado.

Leia também: Azul e Gol assinam acordo para união das empresas